quarta-feira, abril 19, 2006

Atividade atípica

No final do ano passado, durante o período em que ganhei bolsa para trabalhar na Rede Acadêmica de Computação, desenvolvi um programa de computador que cria listas de discussão para todas as disciplinas do curso, cadastrando alunos e professores como membros. Isso representa uma diminuição da burocracia necessária para promover a livre comunicação entre alunos e professores das disciplinas. E trata-se de uma idéia em que acredito.

Infelizmente criei grandes expectativas quanto às possibilidades dessa nova facilidade. A realidade, é claro, é que as listas foram criadas mas ninguém usa. A promoção de discussão sobre uma área de conhecimento, a ajuda mútua, tudo não passa de uma noção idealizada. Minhas expectativas partiram da suposição -- talvez falsa -- de que as pessoas estão interessadas em compartilhar idéias e dúvidas sobre o conteúdo das disciplinas, e não somente preocupadas com o mecanismo de avaliação. É ilusão achar que suas verdades são as verdades das outras pessoas.

Em algumas ocasiões a tecnologia acaba se desenvolvendo em um ritmo que não é acompanhado por transformações sociais, culturais, comportamentais. As mudanças no meio demoram para ser assimiladas pelas pessoas. Por que então eu não inauguro discussões nas disciplinas das quais sou aluno? Se a livre discussão é meu objetivo, eu devo lutar por ela, e não esperar que os outros lutem pelos meus ideiais. Nesse caso a falha é minha. Temo que meu ânimo inicial seja transformado em decepção se eu perceber que as outras pessoas não estão interessadas nas mesmas questões que eu. Também não quero me destacar, e com isso magoar pessoas. Nesse caso a tecnologia liberta, a sociedade e a mente aprisionam.

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Hoje um aluno mandou para a lista de discussão o material didático fornecido pelo professor. Mas a mensagem não chegou a ninguém. Então passaram uma papel para que os alunos escrevessem seus endereços de e-mail, para que pudessem receber o material. Ou seja, foi criada toda uma estrutura para compartilhar informações e arquivos entre os alunos, mas no final recorreram ao papel e à caneta. Fiquei um pouco triste com isso.

Enviei um e-mail para a lista de discussão informando o que ocorreu e deixei escapar que, na minha opinião, o problema estava na 8ª camada. E finalizei a mensagem com um pedido: "Me avisem se receberem [esta mensagem]". A minha intenção foi informar que eu esperava uma resposta, e eu esperava que as pessoas me dissessem, pessoalmente, que receberam a mensagem. Ao não deixar claro que esperava uma resposta pessoal, dei margem a que as pessoas me informassem através da própria lista de discussão. E isso me soa um pouco irônico, porque é uma forma de incentivar que as pessoas escrevam mensagens para a lista. De fato, seriam mensagens sobre uma mensagem, e isso só serve para encher inutilmente a caixa de e-mail e ocupar o tempo das pessoas que lerão as mensagens.

O interessante é que 4 pessoas responderam ao meu pedido no mesmo dia, e fiquei feliz com isso, porque contraria até certo ponto minhas idéias pessimistas. Mas resta a dúvida: se fosse algo relacionado ao assunto da disciplina, a atividade seria a mesma? Só tentando...

Um comentário:

Bruno Coitinho disse...

A seção "Humor" do artigo da wikipédia foi varrido. Pra quem quiser ver o que tinha na época que Rodrigo escreveu este post, ver neste link: http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=OSI_model&oldid=50876080